.Blog noar

18 set

No Dia da Árvore, alunos de escola de Curitiba plantam mudas para reforçar conscientização e proteção ambiental

A advogada Patrícia Bevilaqua Rosseti é mãe de três alunos do Ensino Fundamental da Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba: Pedro, do 2° ano, João, do 5° ano, e Eduarda, do 7° ano. Desde o início da pandemia de Covid-19, ela passou a realizar uma ação ambiental em casa para conscientizar os pequenos sobre os cuidados com o meio ambiente. Ela os ensinou a plantar sementes e mudas de árvores em pequenos recipientes e acompanhar a evolução das plantas, com todo o cuidado necessário. O trabalho em família aumentou com o passar dos anos e, em 2023, a conscientização vai para o ambiente escolar. Isso porque algumas plantas serão doadas pela advogada para que os colegas de escola dos filhos plantem as mudas nesta quinta-feira (21), Dia da Árvore.

As mudas doadas por Patrícia são de araçá roxo, pitanga, amora, nêspera, jabuticaba e araçá amarela. Para a advogada, os alunos vão conseguir entender a importância do cuidado com as plantas para que elas cresçam saudáveis. “Todas as mudas que eu e meus filhos cultivamos nós colocamos para doação. Nesse processo, acredito que eles e os colegas da escola vão conseguir entender o ciclo de vida da árvore: de que uma planta não cresce de uma hora para outra e que esse processo leva tempo e necessita de cuidados”, afirma.

Com isso, a diretora da escola, Carolina Paschoal, pretende ampliar as discussões sobre a conscientização ambiental. “O cuidado com o meio ambiente não pode ser só de uma pessoa, mas de todos os cidadãos. E quando nos unimos, conseguimos resultados melhores. Ver que os alunos já trazem de casa uma mentalidade de respeito à natureza é importante para que, em ações como essa, possamos colocar em prática o ensino de sala de aula”, afirma.

A ação ambiental, que acontecerá na tarde desta quinta-feira, vai envolver estudantes das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. 

  

Prêmio e reconhecimento

As atitudes de preservação ambiental da Escola Pedro Apóstolo são motivo de reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Curitiba. Também nesta quinta-feira, a diretora da escola vai receber o Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2023. Criado há 20 anos (em 2003), o prêmio na edição atual vai reconhecer 27 pessoas e instituições da capital que tenham atitudes em prol da natureza e a defesa dos interesses de preservação ambiental na capital.

No ano de 2019, por exemplo, a instituição de ensino foi finalista do desafio “Mares Limpos”, da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscou incentivar professores e alunos de escolas a diminuírem o consumo de plásticos descartáveis. A Pedro Apóstolo foi uma das dez finalistas do projeto e representou Curitiba nesta etapa.

Outra ação na instituição é o recolhimento e destinação mais adequada de resíduos orgânicos para tratamento, ao invés do descarte para aterros sanitários. Desde 2019, a escola encaminha restos de alimentos para a compostagem (um processo de decomposição dos restos de alimentos que, após tratamento, transformam-se em húmus, um material rico em nutrientes). Nos últimos dois anos, a escola enviou 13 toneladas de resíduos para o tratamento, feito pela empresa Composta+. 

“Essas ações são alguns exemplos do que podemos fazer e mostrar quando o assunto é a preservação da natureza. Também são formas de não nos limitarmos aos nossos muros. Precisamos sempre ir além da escola nas nossas ações, em especial quando falamos de cuidados com o meio ambiente. Receber esse prêmio é uma forma de reconhecimento de que nosso trabalho está cumprindo o propósito”, afirma Carolina. 

 

Sobre a Escola Pedro Apóstolo 

Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Mais de vinte e cinco anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece aulas em meio período (matutino e vespertino), intermediário e integral bilíngue. 

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 pelos pedagogos Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, professores capacitados, comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual. Mais tarde, sua filha Carolina Paschoal assumiu a direção geral da escola e já atua há 18 anos na instituição. 

A formação integral do aluno é o propósito da escola e consiste no aprimoramento do desenvolvimento intelectual aliado ao emocional. Com ambientes projetados para que os alunos se sintam pertencentes do seu espaço, há uma constante busca por novas tecnologias, formação continuada e metodologia de ensino.
 

Escola Pedro Apóstolo
Rua Dr Manoel Linhares de Lacerda, 69 – Capão Raso
Telefone: 41-3347-5834 

Whatsapp: 41-99684-7218
secretaria@pedroapostolo.com.br 

www.pedroapostolo.com.br 

Facebook: escolapedroapostolo 

Instagram: escolapedroapostolo