.Blog noar

19 jan

SAIBA USAR O PODCAST COMO UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO

O dinamismo e a forma como as informações chegam até o público são essenciais para quem atua com comunicação. Seja para quem produz conteúdo ou para quem sugere a produção, é preciso estar atento ao que mais chama atenção e, porque não dizer, o que “está na moda”.

Mais que uma tendência, a consolidação do podcast como um meio de comunicação traz novas perspectivas. Afinal, por que não encontrar maneiras de aproveitar essa mídia como uma estratégia?

A seguir, acompanhe algumas sugestões de como o podcast pode ser usado como uma ferramenta e estratégia de comunicação.

Para o marketing de conteúdo

Cada vez mais o podcast tem se firmado como um meio de comunicação e seu grande diferencial é não precisar parar o que está fazendo para ouvir um podcast. Ao contrário de textos e vídeos que exigem mais atenção.

Nesse sentido, o consumo de podcast tem se elevado por dois principais motivos:
1- facilidade de consumo/absorção de conteúdo: pode-se inserir um podcast facilmente na rotina e assim acompanhar as informações desejadas;
2- flexibilidade para consumir: após publicado um podcast pode ser ouvido quando e como quiser (no smartphone? no computador? em uma smart TV?)

De acordo com a ABPod (Associação Brasileira de Podcasters) as buscas com o termo “podcast” no Brasil foram 43% maior de janeiro a setembro de 2022 que de todo o ano anterior. Com esses dados não é de se estranhar que os profissionais de marketing de conteúdo olhem com mais precisão para o podcast, sugerindo ainda que suas empresas/clientes criem seus podcasts.

Falamos sobre isso no post que publicamos em fevereiro do ano passado “Podcast: a mídia da vez”.

Para o planejamento de comunicação

Dentro do plano de comunicação o podcast vai surgir como uma estratégia para reforçar uma marca e fazê-la ser reconhecida como expert na sua área de atuação. Nesse caso, quando uma organização está planejando suas ações, levar em consideração um podcast pode ser um grande diferencial. Pode-se criar seu próprio podcast – como dito acima – mas também há a possibilidade de encontrar parceiros na área para que a empresa/marca esteja presente de alguma forma neste veículo.

A comercialização de publicidade já é uma realidade para esse formato, ou seja, podcasters estão em busca de patrocínio mas também abrem seu canal para a entrada de marcas e produtos. Um plano de comunicação eficiente deve levar em conta os recursos disponíveis e utilizá-los de maneira assertiva. Em outras palavras, atentos ao movimento de que é importante estar presentes no podcast, os responsáveis pelo planejamento podem aderir diferentes estratégias e ser um apoiador/parceiro pode ser uma delas.

Para a assessoria de imprensa

Aliar estratégias de comunicação que se combinem é uma atividade comum para os assessores de imprensa, afinal, promover autoridade para seu assessorado também significa compreender que é importante que eles esteja em diferentes mídias. Nesse sentido, para a assessoria de imprensa o podcast chega como mais um veículo para ser trabalhado. Isso porque, ao mapear podcasts e/ou produtores de podcast que tenham relevância para o cliente, pode-se sugerir pautas e entrevistas.

Ainda, para geração de conteúdo e repercussão em outras mídias, um podcast funcionará como apoio. Ou seja, um assessor pode divulgar a participação de seu assessorado em um podcast importante no segmento ou, ainda, utilizar essa participação como fonte de declarações – sempre tão necessárias em releases.


Um podcast tem a possibilidade de alcance enorme e tem – relativamente – um custo baixo de produção. Não à toa, vemos cada vez mais profissionais engajados nessa nova ferramenta que democratiza a comunicação e disponibiliza informação para um público diverso e também específico.

Lembre-se: mais importante do que criar conteúdo “a torto a direito” saiba o que e como quer comunicar. Toda estratégia, quando bem pensada e desenvolvida, tem grande poder de trazer bons resultados.