.Blog noar

24 jan

Você sabia que urologista também atende mulheres?

Apesar de ser mais frequente entre os homens, o acompanhamento médico com urologista também é indicado para mulheres com problemas no sistema urinário. Isso porque ao contrário do que muitos pensam, a urologia não é focada apenas na saúde do homem e nos órgãos reprodutores masculinos, mas também atua em doenças relacionadas ao sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.

“Criou-se uma convenção de que assim como a ginecologia é específica para as mulheres, a urologia seria exclusiva para os homens, mas não é assim. Em muitos casos, o acompanhamento de um urologista é indicado para o tratamento de problemas urológicos femininos, principalmente quando são problemas recorrentes e mais graves”, destaca Ruimário Coelho, médico urologista, preceptor da residência em urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e diretor técnico do Uroville – Urologia Avançada.

Entre os principais motivos que levam as pacientes ao especialista estão as infecções urinárias, que acometem entre 50 e 80% da população feminina, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Além disso, quadros de incontinência urinária e bexiga hiperativa, cistite intersticial e os problemas renais como cálculos e tumores em mulheres também são comuns nos consultórios.

O médico alerta para a importância de um atendimento humanizado para acolher melhor as mulheres que procuram o urologista. “O mais comum é que as pacientes cheguem ao consultório por indicação do clínico geral ou do ginecologista, para que possamos fazer uma investigação mais aprofundada do sistema urinário e, para isso, é fundamental que tenhamos um ambiente acolhedor, para que ela não fique constrangida”, explica Ruimário Coelho.

Sobre Ruimário Coelho

Dr Ruimário Coelho é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo, com residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Heliópolis (São Paulo – SP), residência médica em Urologia pela Universidade Federal do Paraná, Fellowship em Andrologia e Infertilidade Masculina, pelo Instituto H Ellis/ Projeto ALFA, com certificação em cirurgia robótica pelo Instituto Falke. É diretor técnico do Uroville – Urologia Avançada, preceptor da residência médica de Urologia do Hospital de Clínicas da UFPR, coordenador do curso de Enucleação Endoscópica da Próstata do Scolla Centro de Treinamento, membro da Endourological Society e membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, atuando principalmente com foco em Doenças da Próstata e Endourologia.

Foto: Freepik